terça-feira, 30 de maio de 2017

Quitosana e seu Efeito Antiobesidade!

O conhecimento das comorbidades mais frequentes relacionadas com a obesidade é importante, pois auxilia no diagnóstico precoce e no tratamento destas condições, sendo que muitas vezes, essas doenças podem ser tratadas ou até mesmo curadas pela simples perda de peso. A obesidade ainda pode ser associada a uma série de desordens, como problemas no trato digestivo (problemas no fígado, cálculos na vesícula), tromboembolias e maior incidência de complicações cirúrgicas e obstétricas.
Nos últimos anos, há um interesse crescente no uso de terapias complementares e produtos naturais, especialmente vegetais, como recurso terapêutico. O crescimento da procura por drogas vegetais relaciona-se a vários fatores, entre eles: a decepção com resultados obtidos com a medicina convencional (por exemplo, efeitos colaterais, impossibilidade de cura e etc); os efeitos indesejáveis e prejuízos causados pelo uso abusivo e/ou; incorreto de medicamentos sintéticos, o fato de que amplas camadas da população mundial não tem acesso a medicamentos e a medicina institucionalizada; a consciência ecológica e a crença popular de que o natural é inofensivo.Devido à grande procura por um tratamento para perda de peso com menores efeitos colaterais e somado a crença popular de que o natural é inofensivo, uma variedade de compostos fitoterápicos e alimentos com propriedades relacionadas à perda de peso estão ganhando espaço no mercado mundial.
Dentre esses compostos destaca-se quitosana, também chamado de quitosana, é um polissacarídeocatiônico produzido através da desacetilação da quitina, um polissacarídeo encontrado no exoesqueleto de crustáceos, através de um processo de alcalinização sob altas temperaturas.
A quitosana tem sido usada na cicatrização de ferimentos, remoção de proteínas alergênicas de alimentos, liberação controlada de fármacos (nanopartículas), e como suplemento alimentar com efeito hipocolesterômico. Sua ação antiobesidade é ainda discutida na literatura podendo agir de duas formas: complexação com lipídeos no trato intestinal, sendo eliminado através das fezes ou através do retardo da ação de lipases digestivas.


Referências:

RATES, S.M.K.. Promoção do uso racional de fitoterápicos: uma abordagem no ensino de Farmacognosia.Rev. bras. farmacogn. [online]. 2001, vol.11, n.2 [cited 2013-05-30], pp. 57-69.

Mudgil, Deepak, Sheweta Barak, and Bhupendar Singh Khatkar. "Guar gum: processing, properties and food applications - A Review." JournalofFood Science and Technology (2011): 1-10. 43 Abraham, Z.D. and T. Mehta. 1988.

Three-week psyllium husk supplementation: Effect on plasma cholesterol concentrations, fecal steroid excretion, and carbohydrate absorption in men. Am. J. Clin. Nutr. 47(1):67-74.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system