sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Potencial da Atividade do Alho!

 Ao longo dos últimos 30 anos, muitos relatos na literatura de estudos epidemiológicos, indicam que uma dieta rica em alho é capaz de diminuir o risco para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, tais como gástrico, de estômago e de cólon.O óleo essencial adquirido a partir do bulbo contém mais de 53 constituintes, principalmente ajoeno, alicina e aliina e derivados orgânicos do enxofre, os quais conferem ao alho propriedades farmacológicas, dentre as quais se encontra a atividade antibacteriana.Além disso, estudos recentes têm demonstrado efeitos benéficos do extrato do alho e um dos seus ingredientes ativos (SAC) em modelos de doença de Alzheimer.
 Outros estudos recentes em humanos sugerem que o alho oferece proteção contra o estresse oxidativo e atividade antioxidante em pacientes com doença hepática alcoólica, diminuindo o estresse oxidativo induzido pelo álcool. A ingestão diária de alho é benéfica para a saúde como coadjuvante importante na vasodilatação, na hipertensão arterial, na dislipidemia e como preventivo do câncer do aparelho digestivo. 
O efeito protetor parece estar relacionado com a presença de compostos organossulfurados, os quais também inibem a carcinogênese no esôfago, nas glândulas mamárias e no pulmão de animais experimentais. Também é demonstrado na literatura, que suplementos de alho contendo alicina foram eficientes em diminuir a incidência de resfriados (p>0,001) na população estudada, além disso, a intensidade dos sintomas e a duração do resfriado foram menores no grupo que consumiu os produtos de alho. Extrato de alho apresenta potencial antifúngico frente S. schenckii. e a administração oral de extratos de alho influencia a liberação de citocinas por macrófagos ex vivo, o consumo regular apresenta efeito anti-inflamatório em animais sadios, sendo que o uso agudo pode gerar 32 uma resposta inflamatória. Animais que consumiram alho responderam de forma mais efetiva no combate da infecção.

Referências:

PINILLA, Cristian Mauricio Barreto. Desenvolvimento, caracterização e avaliação da atividade antimicrobiana de nanolipossomas contendo nisina e extrato de alho (Allium sativum L.). 2016.

BURIAN, João Paulo. Efeito imunomodulatório e controle da infecção fúngica do extrato de alho (Allium sativum L.) em modelo murino de esporotricose. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system