terça-feira, 24 de março de 2015

COMA SEMENTES SEM PREJUDICAR A SAÚDE

Alerta! Nutricionista ensina como comer sementes sem prejudicar a saúde
Conheça prós e contras da linhaça, chia, gergelim, pinhão, entre outras.

Sementes são fontes de fibras e vitaminas, mas é bom evitar o excesso (Foto: Mais Você/ TV Globo)

Você já se perguntou qual semente é preciso consumir diariamente em prol da saúde? Fica na dúvida de como incluí-las no cardápio? Sabe também que, se consumidas de forma errada, elas podem dar o efeito contrário do que se espera? Para esclarecer essas e outras dúvidas, o site do Mais Você bateu um papo com a nutricionista do programa, Daniela Meira, e ainda selecionou algumas receitas que levam os diferentes tipos de sementes.

Benefícios
Daniela Meira explica que, em geral, as sementes são ricas em fibras, vitaminas e minerais, sendo de extrema importância para a saúde. "Elas têm o poder de aumentar a saciedade, diminuindo nossa vontade de comer e até auxiliando no emagrecimento", afirma.
Uso em excesso Por não mudarem muito o sabor dos alimentos, as sementes podem ser usadas de diferentes formas: "Podem ser usadas em grãos, como farinha e enriquecem a alimentação. Normalmente você pode colocá-las em qualquer refeição, seja no iogurte, na salada ou molho do macarrão, na sobremesa, no lanche ou sopa". E a nutricionista avisa: "O que é importante é ingerir e depois de umas duas semanas, você já vai sentir os benefícios. Mas não abuse."

Se consumidas de maneira abusiva, as sementes podem trazer problemas para a saúde. Daniela explica: "Ingerindo de forma errada, elas podem trazer desconforto, irritação na parede intestinal e até aumentar o nosso peso. Escolha umas duas sementes por dia e não passe de uma colher de sopa diariamente. A chia, por exemplo, consumida em excesso, é um tipo de grão que pode ter efeito contrário e incentivar o aumento de peso.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system