quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

TERMOGÊNICOS- VEJA COMO ELES AGEM NO ORGANISMO


Alimentos termogênicos são aqueles capazes de aumentar o gasto energético, ou seja, acelerar o metabolismo, já que sua constante ingestão permite que o organismo trabalhe num ritmo mais acelerado, gastando mais energia do que o habitual. As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando  o metabolismo basal e aumentando a queima de gordura.
A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências positivas nesse sistema podem ajudar no controle no emagrecimento e controle da obesidade, como descrito em muitas literaturas científicas, mas é fundamental associar á prática de atividade física e dieta equilibrada e individualizada.
Os suplementos termogênicos com efedrina são proibidos no Brasil e EUA. No Brasil, os suplementos são produzidos à base de cafeína, porém, diferente da efedrina e da anfetamina – que apresentam efeitos muito agressivos – o corpo se adapta facilmente à cafeína, por isso ela pode deixar de aumentar o gasto calórico no organismo, além de desencadear diversos sintomas indesejáveis á saúde principalmente aos praticantes de atividade física.
Suplementos termogênicos são em geral formulados por compostos extraídos de plantas como a cafeína do café, o guaraná, o teobroma do cacau, a capsaícina presente nas pimentas, as catequinas do chá verde e a sinefrina da laranja amarga, além de muitas outras ervas lipolíticas (as que queimam gordura).
Essas substâncias podem atuar tanto no sistema nervoso central, como diretamente no músculo, potencializando a capacidade de contração. São usados para aumentar o estado de alerta melhorando o desempenho físico, evitar a fadiga, aumentar a liberação de adrenalina. Também têm a capacidade de acelerar o metabolismo, aumentando o gasto energético e facilitar a mobilização das gorduras para serem utilizadas como fonte de energia, promovendo o emagrecimento.
Saibam quais são os principais alimentos e princípios ativos com capacidade termogênica e aprenda a utilizá-los – mas sem esquecer de passar antes por uma avaliação nutricional. Os alimentos citados não garantem o emagrecimento, mas fornecem energia para a prática de exercícios, principalmente quando consumidos 30 minutos antes da atividade física e com dieta equilibrada seguindo sua individualidade bioquímica.
 

-Pimenta vermelha (princípio ativo-capsaicína) – favorece o aumento da quebra de gordura no tecido adiposo e pode aumentar em até 20% a atividade metabólica se ingerida em quantidades adequadas para a pessoa, podendo ser adicionada também em saladas e pratos quentes como tempero.





-Canela- além de aumentar o metabolismo basal, modula o cortisol-hormônio que controla peso e ansiedade; rica em cálcio, nutriente importante para perda de peso. Indicado para consumo em frutas e pratos quentes.



-Chá verde- (Camellia sinensis-catequinas) - favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estímulo metabólico. Rico em flavonoides-como a epigalocatequina galato-pode destacar a estimulação do metabolismo da gordura pela combinação da ingestão de catequinas e a prática de exercícios físicos regulares.

-Chá hibiscos - Possui alta concentração de antocianina – pigmento da família dos flavonoides -, que tem ação antioxidante, aumenta a temperatura corpórea aumentando o metabolismo e queima de gordura, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido.

-Gengibre – (gingerol). Além do efeito termogênico, o gengibre tem benefício de ser antioxidantes e antiinflamatório. Pode consumir cru cortado em rodelas finas ou adicionar em suco de frutas e chás.
Podemos citar outros como chá branco, vinagre de maçã, café, cacau, guaraná em pó, ômega 3 dentre outros alimentos e princípios ativos é importante lembrar que comer de 3 em 3 horas também mantém o metabolismo acelerado, evitando reservas.
 O consumo excessivo e sem orientação dos alimentos com ação estimulante, por exemplo, chá verde, café (cafeína), cacau e guaraná em pó, podem desencadear sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. O excesso de consumo do gengibre pode aumentar a pressão arterial e indivíduos com problemas cardíacos e hipertensos, portanto, devem ter cuidados redobrados ao incluir esses alimentos e ou suplementos na dieta, avalie o consumo com o nutricionista. Para os indivíduos com disfunção na tireoide como hipertireoidismo não devem ingeri-los, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa corpórea. As pessoas que treinam à noite não devem fazer uso de termogênicos para evitar alterações no sono.
O ideal é introduzir esses alimentos com o acompanhamento e orientação de um profissional capacitado, que determinará qual o alimento e suplemento termogênico mais indicado para o caso, às quantidades e horários a serem administrados com segurança e eficiência no resultado desejado.
Fonte: http://www.sheilamustafa.com.br/blog/2013/09/termogenicos-veja-como-eles-agem-no-organismo/

ATUALIZE-SE...
Saiba mais lendo o artigo publicado na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva em 2012 

Efeitos de um produto termogênico sobre parâmetros bioquímicos e morfológicos relacionados à saúde: um estudo de caso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system