terça-feira, 24 de setembro de 2013

Ácidos graxos ômega-3 protegem o cérebro contra os efeitos do álcool




Os resultados de um estudo apresentado durante o 14º Congresso da European Society for Biomedical Research on Alcoholism, ocorrido de 8-11 de setembro de 2013 em Varsóvia comprovaram a existência de um efeito protetor do ácido docosahexaenóico (DHA), um ácido graxo da família ômega-3, contra o desenvolvimento de demência em pessoas viciadas em álcool.


Numa análise prévia de 143 estudos, os investigadores Michael A. Collins, PhD e Edward J. Neafsey, PhD da Loyola University Chicago Stritch School of Medicine descobriram a associação entre o consumo moderado de álcool e um menor risco de ocorrência de prejuízo cognitivo e demência. Entretanto, o consumo de grandes quantidades de álcool resulta em inflamação crônica, acarretando em stress oxidativo e morte celular cerebral, os quais são responsáveis pelo risco mais elevado de demência vivenciado por alcoólatras.

Para este estudo, o Dr. Collins e seus colegas administraram DHA ou nenhum tratamento para células cerebrais de animais de laboratório adultos antes da exposição a uma quantidade de álcool quatro vezes superior ao limite legal estabelecido nos EUA para a direção de veículo automotor. Eles observaram uma redução de 90% na neuro-inflamação e morte neuronal nas células suplementadas com DHA em comparação com as células não tratadas. A equipe também descobriu que o DHA suprimiu significativamente a enzima PARP1 (poli [ADP-ribose] polimerase 1), a proteína AQP4 (aquaporina 4) e a enzima PLA2 (fosfolipase A2), as quais são potencializadas pelo consumo de álcool, além do fato de que o bloqueio do fator PARP1 reduz a neurotoxicidade induzida pelo álcool.ola University Chicago Stritch School of Medicine descobriram a associação entre o consumo moderado de álcool e um menor risco de ocorrência de prejuízo cognitivo e demência. Entretanto, o consumo de grandes quantidades de álcool resulta em inflamação crônica, acarretando em stress oxidativo e morte celular cerebral, os quais são responsáveis pelo risco mais elevado de demência vivenciado por alcoólatras.
“O óleo de peixe tem o potencial de ajudar a preservar a integridade cerebral em pessoas que abusam do consumo de álcool”, comentou o Dr. Collins. “O mínimo que se pode afirmar é que este óleo não irá provocar nenhum dano nessa população”. Entretanto, ele enfatizou que a quantidade de álcool consumida como abuso ainda deve ser reduzida, a fim de se proteger a função cerebral.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Exercício físico e colesterol...




Que a prática de exercícios físicos é benéfica na prevenção de doenças cardiovasculares, como enfarte do miocárdio, hipertensão arterial e aumento do colesterol, já era de conhecimento geral. A dúvida, no entanto, ficava sobre o que acontecia com o LDL, chamado de colesterol ruim, causador de diversos males ao ser humano. Um trabalho apresentado no 60° Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia abre espaço para esta discussão e pode ser um pontapé para acabar com os questionamentos sobre o assunto.

O estudo que traçou um paralelo entre os exercícios físicos e a redução do colesterol foi realizado por uma equipe do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo (INCOR). "Os músculos, ao serem estimulados com a atividade física, vão consumir o colesterol LDL", explica José Antônio Ramires, diretor geral do INCOR, que também apresentou a pesquisa no Congresso Europeu de Cardiologia, ocorrido, na Suécia.

Essa foi a primeira vez que um estudo revelou que a prática de exercícios físicos auxilia na queima do colesterol. O resultado do trabalho é animador, mas deve ser visto com cautela, sobretudo pelos frequentadores assíduos de academias. No entanto, a pesquisa serve como um estímulo às pessoas que possuem nível elevado de colesterol e não praticam nenhum tipo de exercício.

Como relata Ramires, o trabalho foi simples e envolveu 18 pacientes. Após a escolha dos participantes, foi medido o nível de colesterol LDL em cada um. Em seguida, as sessões de exercícios e novas medições foram feitas. Nessas análises verificou-se que houve uma rápida redução do nível de LDL no sangue desses pacientes. "O exercício obrigava os músculos a consumir LDL", informa.

SÓ O EXERCÍCIO NÃO RESOLVE

O especialista em cardiologia esportiva Nabil Ghorayeb, que é chefe da seção de Cardiologia do Esporte do Instituto Dante Pazzanese e também do Hospital do Coração, em São Paulo, vê os resultados com cautela. Ele lembra que estudos recentes apontaram que o nível de colesterol bom, o HDL, se eleva pouco para quem pratica exercícios há um bom tempo e que o nível de LDL diminui menos de 10% em longo prazo.

A avaliação de Ghorayeb é importante, pois ainda não existe no mundo nenhum estudo com uma amostra grande de pessoas que tenham, por meio da atividade física, sanado o problema do colesterol. "É preciso frisar também que o exercício tem que ser regular e moderado, por no mínimo 14 semanas. O indivíduo, principalmente aquele que nunca praticou esportes, não pode aderir imediatamente à atividade de forte impacto", avisa o cardiologista.

Diante do quadro levantado por ele, vale ressaltar ainda a combinação de três pontos: prática de exercício regular e moderado, alimentação saudável, e, quando necessário, administração de remédios. "Não adianta sair fazendo qualquer tipo de esporte e achar que estará protegendo o coração, pois não estará. Se fosse assim, não teríamos praticantes regulares de atividades físicas enfartando", finaliza Ghorayeb.




FATORES DE RISCO

Um estudo intitulado "Interheart" apontou o colesterol LDL elevado como um dos principais fatores de risco para o enfarte do miocárdio no mundo. Além do colesterol, a pesquisa mostrou que os demais complicadores são: tabagismo, estresse, diabetes, hipertensão arterial e obesidade abdominal. Do outro lado, o trabalho apontou como fatores de proteção a atividade física, o consumo diário de frutas e verduras e a ingestão moderada de bebidas alcoólicas.

Profissionais da área médica atestam que controlando esses fatores, combate-se em 90% as doenças do coração. O "Interheart" foi financiado por diversas instituições de todo o mundo sob a coordenação de Salim Yusuf, da Universidade de McMaster, do Canadá.

O QUE É O “MAL COLESTEROL”

O LDL é algo similar à gordura presente no sangue. Ele pode ser fabricado no fígado ou originado pelos vários alimentos consumidos. O nível elevado desse tipo de colesterol pode se acumular nas artérias causando, entre outras coisas, ataque cardíaco, derrame e enfarte.

O colesterol elevado não apresenta sintomas, daí a importância de conhecer o nível de LDL, já que existe tratamento eficaz. As sociedades de Cardiologia Norte-Americana e Brasileira recomendam que todas as pessoas a partir dos 20 anos façam a medição do perfil lipídico, ao menos uma vez a cada cinco anos.

Nível de colesterol total recomendado pelas sociedades de cardiologia:

Desejável: menor que 200 mg/dl
Limite: entre 200 e 239 mg/dl
Elevado: superior ou igual a 240 mg/dl









quarta-feira, 18 de setembro de 2013

GOJI BERRY




Quem é ela?

É uma frutinha originária do Sul da Ásia e é encontrada geralmente seca. Se parece com a uva passa, mas é vermelha!

É famosa na China, India e Tibet há mais de 6000 anos, pelos seus inúmeros benefícios, como:

-melhora da função sexual e da fertilidade

-aumento da função imunológica

-promove a longevidade

-ajuda na prevenção do câncer

São riquíssimas em diversos tipos de antioxidantes, como zeaxantina, luteína e antocianidinas, e por conta disso atuam na prevenção do envelhecimento precoce, ajudando na manutenção de uma pele jovem e saudável!

Além disso, também melhora o bom humor e a disposição por trazer em sua composição o aminoácido triptofano, que é cofator para a produção do neurotransmissor serotonina.

Possui vários minerais como Zinco, Ferro, cobre, cálcio, selênio e fósforo, e ainda uma boa concentração de vitaminas como B1, B2, B6 e vitamina E, e ainda uma boa dose de vitamina C (2500mg por 100g da fruta!).

Pela sua composição, rica em nutrientes essenciais que vão equilibrar o organismo e regular todo o processo inflamatório e oxidante do corpo, a gojy berry tem sido uma excelente aliada na perda de peso, quando associada a alimentação adequada!

Sua forcinha na perda de peso e a ajuda na manutenção de uma pele bonita e saudável vem tornando a fruta muito popular em vários países!

E o sabor?

Ok, não é dos melhores! Mas depois de todos esses benefícios, vale a pena incluir na dieta! Elas têm um sabor picante suave que é um pouco doce e azedo e têm uma forma semelhante e textura mastigável como



 Fonte: http://sweettips.com.br/gojy-berries/

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Chia: você conhece os benefícios dessa semente? Rica em diversos nutrientes ela é aliada da dieta


Você já ouviu falar na chia? A sementinha era uma das principais fontes de alimentação dos povos andinos da era pré-colombiana. Era cultivada no México e na Guatemala e consumida principalmente pelos Maias e Astecas para aumentar a resistência física. Hoje, vem sendo estudada e diversos são os benefícios encontrados relacionados ao seu consumo. Conheça abaixo quais são os principais nutrientes e benefícios que o consumo de chia irá proporcionar para a alimentação:


Fibras
Em contanto com líquidos, a semente de chia após aproximadamente 30 minutos começa a formar o gel, característica das fibras solúveis. Este gel, ou gelatina, provoca um atraso no esvaziamento gástrico, o que leva a maior sensação de saciedade. Além disso, o gel formado aumenta o volume do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e melhorando o funcionamento do intestino.

Ômega 3
A chia oferece uma grande concentração de ômega 3,  substancia fundamental para a manutenção da saúde cardiovascular. Esse tipo de gordura do bem diminui os níveis de triglicérides, aumenta os níveis de HDL e diminui o risco de problemas cardiovasculares.

Proteínas
A chia possui maior quantidade de proteínas quando comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia e o trigo. Por isso, pode ser uma ótima opção para praticantes de atividades físicas, já que a semente ajuda na manutenção de massa muscular.

Vitaminas e minerais
A chia é fonte de vitaminas do complexo B, fundamentais para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso. Além disso, possui diversos minerais como o cálcio, fósforo, magnésio, potássio, zinco, ferro e cobre.  O cálcio presente na chia ajuda na formação da massa óssea, evitando a osteoporose. E o ferro, pode ser um ótimo aliado no combate de anemias.

Bruna Pinheiro
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3: 35001/P 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Metabólitos de ácidos graxos ômega 3 inibem angiogênese



Em um artigo publicado online em 3 de abril de 2013 no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, pesquisadores da University of California, Davis relatam a descoberta de um efeito anti-angiogênico de um metabólito do ácido docosahexaenóico (DHA) da família ômega 3. O processo de angiogênese ocorre quando tumores provocam o crescimento de novos vasos sanguíneos, acarretando no seu crescimento e espalhamento por outros tecidos. Esse processo também ocorre durante uma anormalidade metabólica conhecida como degeneração macular neovascular relacionada à idade, na qual há o crescimento anormal de vasos sanguíneos dentro dos olhos.
Img2013-06-20_0431O professor Bruce D. Hammock e seus associados do Departamento de Entomologia da University of California, Davis descobriram que os ácidos epoxidocosapentaenóicos (EDPs)metabolizados a partir do DHA reduzem a angiogênese de tumores, enquanto que metabólitos do ácido araquidônico da família ômega 6 conhecidos como ácidos epoxieicosatrienóicos (EETs) provocam um crescimento discreto desses vasos. Investigações adicionais revelaram que os EDPs também suprimem a migração de células endoteliais necessária para a formação de novos vasos sanguíneos.
“A nossa investigação abre uma nova compreensão dos caminhos metabólicos pelos quais os ácidos graxos ômega 3 exercem seus efeitos biológicos”, relatou o líder do trabalho prof. Guodong Zhang, que é um pesquisador pós-doutorado trabalhando no laboratório do prof. Hammock. “Até onde vai o nosso conhecimento, os EDPs são os primeiros lipídios de sinalização a possuírem tais potentes efeitos anti-cancerosos. Os pesquisadores agora são capazes de utilizar os EDPs como alvos estruturais para o desenvolvimento de análogos estáveis como agentes anti-tumorais”.
“Nossos resultados designaram os EDPs e EETs como mediadores únicos de um desvio angiogênico para regulagem de tumorogênese”, afirmou a co-autora do estudo Katherine W. Ferrara, professora do Departamento de Engenharia Biomédica da UC Davis. “Eles também implicam em uma nova ligação mecanística entre ácidos graxos ômega 3/ômega 6 e vários tipos de câncer”.


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

10 exercícios campeões para torrar calorias. Veja o ranking, escolha o seu favorito e dê a largada rumo à boa forma



Nos dias de calor, a ordem é torrar sem dó nem piedade toda a energia extra acumulada pelo organismo. E mais: fazer isso num piscar de olhos e, se possível, com muita diversão. Sim, a gente entendeu o pedido e, com uma mãozinha dos médicos Marcelo Ortiz e Carlos Polazzo, do Instituto BR Esportes, ele foi atendido.Numa tarefa suada, montamos um ranking com as dez atividades que mais queimam calorias. Para a ficha ficar completa, ainda investigamos os prós e os contras de cada exercício. Afinal, não adianta nada ficar com uma barriguinha linda se você for obrigado a ficar de molho em casa, com dores pelo corpo todo.





1. Corrida

Não tem jeito: o pódio ainda é dela. Com uma hora de corrida, você gasta terríveis 900 calorias. Isso equivale a uma lasanha, um copo médio de coca-cola, uma porção de carne de frango e um brigadeiro. Ufa!

A favor: melhora o condicionamento cardíaco.
Contra: cuidado com o impacto do joelho e na coluna ao correr. Escolha um tênis com bons amortecedores (acerte na escolha do tênis).


2. Andar de bicicleta

Sair pedalando pelas ruas é sinônimo de 840 calorias a menos no corpo.

A favor: melhora o condicionamento cardíaco.
Contra: Cuidado com o desgaste da coluna e com o joelho. Antes de começar a pedalar, não deixe de ajustar o banco de modo que você nunca estique completamente a perna.


3. Tênis

Trata-se de um esporte completo: você precisa de força para arremessar a bolinha e muito fôlego para percorrer a quadra. Mas tanto esforço é bem recompensado com a despedida de 800 calorias numa partida de uma hora.

A favor: melhora a coordenação motora, fortalece os músculos (principalmente dos braços) e aumenta a agilidade
Contra: lesões nos ombros e nos punhos, caso você se esforce demais. Se nunca praticou, procure um professor pelo menos no mês inicial.


4. Futebol

Temos um argumento imbatível para você topar bater uma bolinha, mesmo que tenha acabado de sair da manicure: uma hora de uma boa pelada consome 780 calorias!

A favor: fortalece as pernas e melhora o condicionamento
Contra: tome cuidado com os esbarrões e com as divididas, que podem exigir um pouco de força e jogo de cintura


5. Boxe

Coloque as luvas e vamos ao ringue. Treinando boxe, você queima até 660 calorias e ainda define os braços.

A favor: pique de campeã e músculos dos braços muito bem torneados.
Contra: exige bastante preparo. Quantos aos socos, eles são feitos em sacos


6. Musculação

Pode ser em casa, com pesinhos, ou na academia. Para cada hora de treino, você pode perder, em média, 500 calorias.

A favor: melhora a resistência articular e muscular, fortalece os ossos e ainda acelera a queima de calorias.
Contra: pode danificar músculos e tendões se não for feita com orientação adequada (saiba como evitar lesões).


7. Remar

Sim, pode parecer estranho e difícil remar em plena cidade grande, mas os médicos garantem a eficácia. Uma hora de braços para lá e para cá eliminam 600 calorias do corpo.

A favor: melhora o condicionamento cardíaco e muscular, define todo o peitoral e os braços rapidinho. É o segundo exercício mais completo que existe (depois da natação).
Contra: o esporte pode causar tendinite nos braços. Para evitar, tome cuidado com a postura e a força aplicada.



8. Natação

Uma hora queima 540 calorias.

A favor: trabalha todos os músculos e melhora o condicionamento.
Contra: cuidado com os choques térmicos, caso treine numa piscina aquecida. Não se esqueça de alongar, evitando cãibras.


9. Basquete

Não precisa ser nenhum craque do NBA, mas dar uma corridinha para um e outro lado da quadra e tentar jogar a bola na cesta pode te fazer perder 480 calorias.

A favor: trabalha braços e pernas, praticamente na mesma proporção, além de desenvolver o condicionamento físico
Contra: cuidado com impactos bruscos no joelho e na coluna e com as trombadas na quadra.


10. Vôlei

Você sempre pensou: ah, aquele esporte em que a gente fica meio parado nem deve me ajudar a emagrecer... pois errou. Uma hora praticando vôlei elimina 420 calorias da sua barriga, da sua perna, do seu bumbum...

A favor: braços e abdômen definidos
Contra: cuidado com as lesões nos dedos das mãos. Elas costumam ser frequentes.



segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Motivos para ter um minitrampolim em casa

Pular na cama elástica emagrece, diverte e tonifica o corpo.

Nas academias, as aulas de power jump ou jump fit, com exercícios realizados sobre um minitrampolim, são uma febre. Divertida e dinâmica, a modalidade melhora o condicionamento físico, ajuda a emagrecer, tonifica os músculos e ainda proporciona maior equilíbrio e coordenação motora. Quer mais um motivo para se render à atividade? Dá para você treinar na sua própria casa.

Tudo bem que para isso você vai ter que comprar uma cama elástica. O preço varia de acordo com a marca, mas com 150 reais já dá para levar uma. E, tem muita loja que ainda facilita a compra do aparelho a partir do pagamento parcelado. O MinhaVida conversou com o professor de ginástica Marcelo Jaime Vieira, da academia Bio Ritmo, de São Paulo, para provar que o investimento vale a pena em nome da saúde, da boa forma e do lazer. Confira abaixo nove bons motivos para apostar no pula-pula de adulto.

mulher sentada no minitrampolim - Foto: Getty Images 

 

Dá pique de sobra para realizar as tarefas ao longo do dia

Por ser um exercício aeróbio, vai aumentar o seu condicionamento físico e melhorar o funcionamento do seu sistema cardiorrespiratório. "Mas antes de começar a saltar sobre a lona na sala de casa ou no quarto, consulte um médico para saber se está tudo em ordem com sua saúde para realizar exercícios", explica Marcelo.
mulher medido a barriga com uma fita métrica - Foto: Getty Images

Elimina gordurinhas

Uma aula de 30 minutos pode queimar de 200 a 400 calorias, dependendo da intensidade da atividade sobre a cama elástica. Considere os seguintes níveis de intensidade: caminhada (leve); corrida com pequena fase aérea (média); corrida com elevação de joelho (moderada-alta) e sprint, que é a corrida bastante acelerada (alta).
mulher pulando na cama elástica - Foto: Getty Images

A atividade é divertida e dinâmica

As séries de exercícios podem ser bastante variadas. Coloque uma música para servir de estímulo. Uma série que dá resultados e leva cerca de 40 segundos é : 8 corridas, 8 polichinelos, 8 exercícios laterais e 8 elevações de joelho (veja como executar os movimentos logo abaixo). "Quem tem bom condicionamento, pode repetir a série por quatro vezes, sem intervalos, e intercalar com uma caminhada de um minuto para recuperar o fôlego. Mas se você era sedentário, faça uma série completa e intercale com uma caminhada de 30 segundos", diz o professor da Bio Ritmo.
celulite - Foto: Getty Images

A modalidade é a campeã para combater a celulite

Os saltinhos na cama elástica favorecem a flexão dos músculos dos membros inferiores e faz com que se pressione levemente os gânglios linfáticos da região, proporcionando uma espécie de drenagem linfática, que ativa a circulação e facilita o processo de eliminação das toxinas do organismo.
homem usando o minitrampolim - Foto: Getty Images

Não ocupa espaço

O acessório tem, em média, uma largura de 92 centímetros e profundidade de 20 centímetros. E ainda há versões dobráveis. Portanto, você pode guardá-lo facilmente em qualquer lugar da casa ou até mesmo escondê-lo embaixo da cama.
mulher magra - Foto: Getty Images

Deixa o corpo durinho

Os movimentos ajudam a tonificar, principalmente, membros inferiores (coxas, panturilhas, o bumbum e os músculos da região do quadril).
minitrampolim - Foto: Getty Images

As crianças adoram

Seu objetivo é treinar, mas se você tem filhos, sobrinhos, primos ou volta e meia se vê na função de babá do filho dos amigos, a cama elástica é uma ótima atração para os pequenos se esbaldarem.
mulher com o joelo lesionado - Foto: Getty Images

Afasta lesões

Os exercícios fortalecem a região de musculatura flexora do quadril, que é fundamental para proteger os joelhos e tornozelos. De acordo com um estudo da Universidade de Oklahoma (EUA), a lona elástica absorve 87% dos impactos. O fortalecimento muscular da área do quadril contribui diretamente para uma melhor estabilidade do corpo.
barriga durinha  - Foto: Getty Images

Deixa a barriga durinha

Por causa do equilíbrio que ficar em cima da cama elástica demanda, fortalece a musculatura do core - é um cinturão de força, um conjunto de músculos abdominais e dorsais que, juntamente aos do quadril, formam o núcleo do corpo. A estrutura também é responsável pela manutenção da postura e proteção da coluna contra impactos e sobrecargas.
homem usando o minitrampolim - Foto: Getty Images

Aprenda a se exercitar sem sair do lugar

Caminhada: realize como se fosse uma marcha, é feito com a ponta do pés sempre em contato com a lona e há uma pequena flexão do joelho.

Corrida: o movimento é de subida e descida sempre com um pé na lona e depois o outro. O joelho forma um ângulo de 45 graus entre a coxa e a perna.

Corrida com elevação de joelho: nesse exercício, o joelho sobe até a altura da linha do quadril, formando um ângulo de 90 graus entre a coxa e a perna.

Sprint: corrida de intensidade forte com pique acelerado. Polichinelo: como na brincadeira, você vai abrir e fechar as pernas ao mesmo tempo.

Polisapato ou tesoura: variações do polichinelo com movimentação alternada das pernas para frente e para trás.

Elevação de joelho para a lateral: lembra o movimento de aquecimento feito por jogadores de futebol. Com o tronco fixo, eleva-se o joelho direito na altura do quadril em direção a mão esquerda e vice-versa.

Laterais: é o mesmo movimento do canguru só que para os lados. Com os dois pés juntos, pule em direção as laterais da cama elástica.

Fonte:http://yahoo.minhavida.com.br/fitness/galerias/5613-dez-motivos-para-ter-um-minitrampolim-em-casa

 


Disqus Shortname

Comments system