segunda-feira, 30 de dezembro de 2013




Calor durante a São Silvestre requer 


mais cuidados com hidratação



De toda a energia que é gasta durante uma corrida, aproximadamente 70% é destinada para 

manter a temperatura interna do corpo equilibrada.

corredora bebendo agua (Foto: Getty Image)

Durante a prova todo cuidado é pouco para evitar desidratação e problemas com as altas temperaturas e esse último dia do ano promete 31ºC durante a São Silvestre, em São Paulo.
De toda a energia que é gasta em uma corrida, aproximadamente 70% é destinada a manter a temperatura interna do corpo equilibrada. Apenas 30% do total da energia gasta na corrida levam você do ponto de partida ao ponto de chegada. Isso nos dá uma noção da importância de manter o corpo apto a se resfriar.

Durante a atividade física, o corpo perde uma grande quantidade de água e alguns eletrólitos (sais minerais) pelo suor, com o objetivo principal de evitar o aumento excessivo da temperatura corporal.


Hidratação antes da prova
A hidratação para a atividade física deve começar com a ingestão de líquidos antes do início da corrida, no caso de atividade intensa ou competição como a São Silvestre, é interessante a ingestão de cerca de 500 ml de líquidos de 2 a 3h antes, permitindo que o atleta inicie a atividade bem hidratado e que tenha tido tempo para que o organismo eliminasse quantidades excedentes.


Durante a São Silvestre
Na corrida, devem ser ingeridos cerca de 400 a 1000 ml de líquidos por hora, com pequenas doses a cada 15 a 20 minutos. O uso de bebidas esportivas pode diminuir o risco de hiponatremia por conter uma pequena quantidade de sódio, no entanto, essa quantidade costuma ser menor do que a perdida pelo suor, podendo ser necessária a reposição de sódio em atividades intensas com duração superior a 3 a 4 horas.

Após o exercício
Não podemos esquecer que a hidratação após o exercício é muito importante e a ingestão de líquidos deve ser feita independente da sensação de sede, pois o mecanismo que regula a sede pode estar um pouco prejudicado em condições de estresse, principalmente após a participação de provas.

A ingestão inadequada de líquidos durante a atividade física pode levar a um quadro de desidratação e em alguns casos a distúrbios eletrolíticos como a hiponatremia (quantidade baixa de sódio no sangue) que levam a uma queda de desempenho e risco de sérias complicações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system