domingo, 17 de novembro de 2013

ALIMENTOS CONSTRUTORES

Fontes de proteínas

Alimentos construtores são aqueles que fornecem proteínas em maior quantidade. Proteínas são componentes dos alimentos que têm a função de construir e reparar estruturas do nosso corpo. Desde o nascimento até a fase adulta são as proteínas que atuam no nosso crescimento e na formação do nosso corpo. Formam músculos, esqueleto, pele, cabelos e unhas. São constituintes básicos de órgãos como coração, pulmões, rins e sangue.

Desta forma, seria coerente dizermos que o nosso organismo na fase que compreende a infância até a adolescência necessita de uma quantidade maior de proteínas do que no organismo adulto, já que está formando estruturas no corpo.

Na fase adulta elas são responsáveis em continuar a manutenção do nosso corpo, formando substâncias capazes de cicatrizar ferimentos, reparar fraturas dos ossos e defender o organismo das doenças.

Há dois tipos de proteínas: a animal e a vegetal

A proteína de origem animal é mais completa (chamadas de alto valor biológico porque contém os nove aminoácidos (menor pedaço e uma proteína) essenciais ou indispensáveis em quantidade suficiente e na proporção correta para o crescimento e manutenção do organismo). É, portanto, melhor aproveitada pelo nosso organismo.


As proteínas de origem vegetal são chamadas de incompletas. Isso não quer dizer que faltam aminoácidos, mas que contém algunsaminoácidos essenciais em menor quantidade (dito limitante) quando comparados aos aminoácidos do ovo. De forma geral, a lisina é o aminoácido limitante do grupo dos cereais, e a metionina, do grupo das leguminosas. Uma forma de compensar isso é combinar esses dois tipos de alimentos nas refeições.

Exemplos de leguminosas: feijão carioca, branco, preto, o grão de bico, a soja em grãos, lentilhas, vagem, ervilhas e ervilhas tortas.

O corpo consegue fabricar os aminoácidos dispensáveis partir dos alimentos ingeridos. Os condicionalmente indispensáveis podem se tornar essenciais em determinadas situações e precisam ser oferecidos ao indivíduo.

A deficiência deste nutriente na dieta acarreta problemas como a baixa estatura de crianças e fraqueza geral do organismo, pois as proteínas também defendem o corpo contra infecções e participam da formação de hormônios e enzimas responsáveis pela digestão correta dos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system