segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Metabólitos de ácidos graxos ômega 3 inibem angiogênese



Em um artigo publicado online em 3 de abril de 2013 no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, pesquisadores da University of California, Davis relatam a descoberta de um efeito anti-angiogênico de um metabólito do ácido docosahexaenóico (DHA) da família ômega 3. O processo de angiogênese ocorre quando tumores provocam o crescimento de novos vasos sanguíneos, acarretando no seu crescimento e espalhamento por outros tecidos. Esse processo também ocorre durante uma anormalidade metabólica conhecida como degeneração macular neovascular relacionada à idade, na qual há o crescimento anormal de vasos sanguíneos dentro dos olhos.
Img2013-06-20_0431O professor Bruce D. Hammock e seus associados do Departamento de Entomologia da University of California, Davis descobriram que os ácidos epoxidocosapentaenóicos (EDPs)metabolizados a partir do DHA reduzem a angiogênese de tumores, enquanto que metabólitos do ácido araquidônico da família ômega 6 conhecidos como ácidos epoxieicosatrienóicos (EETs) provocam um crescimento discreto desses vasos. Investigações adicionais revelaram que os EDPs também suprimem a migração de células endoteliais necessária para a formação de novos vasos sanguíneos.
“A nossa investigação abre uma nova compreensão dos caminhos metabólicos pelos quais os ácidos graxos ômega 3 exercem seus efeitos biológicos”, relatou o líder do trabalho prof. Guodong Zhang, que é um pesquisador pós-doutorado trabalhando no laboratório do prof. Hammock. “Até onde vai o nosso conhecimento, os EDPs são os primeiros lipídios de sinalização a possuírem tais potentes efeitos anti-cancerosos. Os pesquisadores agora são capazes de utilizar os EDPs como alvos estruturais para o desenvolvimento de análogos estáveis como agentes anti-tumorais”.
“Nossos resultados designaram os EDPs e EETs como mediadores únicos de um desvio angiogênico para regulagem de tumorogênese”, afirmou a co-autora do estudo Katherine W. Ferrara, professora do Departamento de Engenharia Biomédica da UC Davis. “Eles também implicam em uma nova ligação mecanística entre ácidos graxos ômega 3/ômega 6 e vários tipos de câncer”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system