sexta-feira, 5 de julho de 2013

Você conhece semente de chia e seus benefícios

Conheça e saiba como utilizar semente de chia


A semente de Chia (salvia hispânica L.) é uma semente nativa do sul do México e norte da Guatemala, utilizada como comida e remédio pelas Civilizações Maias e Astecas. Segundo os Membros do The Institute For Funtional-USA, era utilizado como um suplemento energético necessário para condições extremas  (calor e frio intenso em situações de jejum prolongado), alem de ser utilizada como  ração para a sobrevivência de guerreiros, e na medicina, para prevenção  e tratamento de doenças”.
Atualmente, a Chia está sendo estruturada por seus diversos benefícios, entre ele por ser rica em ácido a-linolênico; Acredita-se que corresponda aproximadamente 60% do seu perfil lipídio. O ALA esta presente em várias sementes e óleos vegetais, tais como linhaça, canola e óleo de soja, e pode ser convertido metabolicamente em ácidos graxos ômega 3, incluindo EPA e DHA. A relutância das pessoas em aumentar o consumo de peixe e a preocupação com o acúmulo de metais pesados neles, tem feito com que haja um aumento de interesse por fontes botânicas de ômega 3, como na linhaça e algas, e agora a chia.
Por conter ômega 3, a chia pode exercer um efeito anti-inflamatório importante, prevenindo doenças cardiovasculares e minimizando processos inflamatórios. Além disso, a Chia também contém fitoesteróis, nutrientes e compostos ativos com ação antioxidante (ácido clorogênico, ácido cafeico e glicosídeos flanavol), fibras dietéticas e proteínas de alta digestiblidade. As vitaminas e minerais presentes nesse alimento participam de diversas reações no organismo, como metabolismo ósseo, contração muscular, memora entre outros. Os compostos antioxidantes auxiliam no combate aos radicais livres que nosso organismo produz a todo o momento, prevenindo envelhecimento precoce, cânceres e doenças cardiovasculares.
Os grãos de chia são ricos em macronutrientes, compostos bioativos, fibras dietéticas e ácidos graxos poli-insaturados.

Alem disso, possuem um teor considerável de vitaminas de complexo B e minerais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system