sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cuide bem de você

Poluentes em alimentos e no ambiente: Fator Antinutrição


Chamados de Xenobióticos substâncias estranhas e um organismo (do grego: xeno=estranho; Biótico= vida). São substâncias que não se espera existir no organismo, e que não são produzidas por ele, mas que hoje são frequentemente encontradas no corpo humano e de outros animais. Podemos considerar como xenobiótico quaisquer substâncias poluente presente noar que respiramos, na água (metais pesados, cloro, flúor...), os medicamentos em geral, hormônios sintéticos, substâncias presentes em cosméticos, etc. Podem também ser adicionados  propositalmente aos alimentos com algum objetivo, como os corantes e aromatizantes artificiais, conservantes ou podem ser incorporadas “por acaso” , como toxinas de embalagens plásticas, alumínio em “rolo”, panelas e desodorantes antitranspirantes, chumbo das latas, etc. Os produtos de origem animal de produção em grande escala (carnes, frango, ovos, peixe e laticínios) são ricos em hormônios e antibióticos, administrados constantemente para atender a grande demanda da população. Todas essas substâncias tornam-se tóxicas quando entrarem em contato com o organismo, modificando funções, bloqueando reações e causando inúmeras complicações até serem eliminadas. Algumas delas nem são totalmente eliminadas e, por serem lipossolúveis, se alojam no tecido adiposo (reserva de gordura), interferindo no metabolismo, no sistema nervoso e circulatório e causando, inclusive resistência à perda de peso.
A remoção dos xenobióticos é feita principalmente através da destoxificação (também conhecida como desintoxicação ou detox) realizada pelo fígado, que transforma as toxinas, substancias lipossolúveis, em hidrossolúveis para que então possam ser eliminadas pela urina, fezes, respiração e suor. Porém, esta função pode ser prejudicada pelo próprio excesso de toxinas e pela ausência de uma alimentação que forneça os nutrientes necessários a destoxificação.
Na verdade, o ideal seria que pudéssemos ingerir só alimentos 100% naturais, sem agrotóxicos, resíduos químicos e outras substâncias artificiais, já que nossas células só reconhecem nutrientes. Porém, nos dias de hoje, quando quase tudo se encontra para foi modificado de alguma forma pela indústria, e mesmo involuntariamente recebemos essa poluição através do are e da água, não temos tanto controle sobre o que estamos ingerindo. O que podemos fazer é escolher o máximo possível de produtos não industrializados e processados, preferir orgânicos e tomar cuidado especial com embalagens plásticas, latas e alumínio, restringir o uso de cosméticos, desodorantes e maquiagens (a pele é também um grande órgão de absorção) e dar sempre ao organismo nutrientes e água de boa qualidade para que ele consiga eliminar boa parte dessas toxinas.
Vanessa Fenyves Ary- nutricionista funcional
FB:/ althea.nutriçãofuncional

Poluição pode prejudicar prática de atividades físicas


Mesmo quando invisível, a poluição é uma grande inimiga das práticas esportivas, podendo tanto prejudicar o desempenho físico quanto causar danos sérios á saúde, incluindo infartos e câncer de pulmão. A atividade física demanda mais oxigênio do corpo, e logo, músculos, coração e pulmões trabalham com maior intensidade. Para atender a demanda, o corpo inala mais ar, e assim mais poluentes. Quando o exercício se torna mais intenso, o atleta respira também pela boca, que possibilita a entrada de partículas poluentes na vias aéreas. Essas partículas poluentes são absorvidas pelo sistema respiratório e interferem no consumo de oxigênio pelos tecidos, podendo provocar inflamação nas vias áreas. Porém, cada pessoa reage de maneira diferente aos poluentes, mas os sintomas identificados com mais freqüência são vermelhidão e irritação nos olhos e garganta, sensação de secura no narizz e na boca, além do cansaço excessivo.

Por isso, a dica é evitar ao máximo lugares em que a exposição a poluentes é maior, como corredores de trânsito e proximidade de fábricas. Vale também ficar atento ás condições meteorológicas. No caso, quando o dia for favorável , é recomendável que as pessoas procurem locais expostos às correntes de ar consideráveis, como parques e regiões costeiras. Além disso, há uma maior emissão de monóxido de carbono e outros poluentes nos horários em que o tráfego de veículos é maior, como “no horário de pico”. Por isso, os outros poluentes nos horários para prática de exercícios ao ar livre são antes das 7h e após as 20h. Horários com menor tráfego de veículos e com temperaturas mais amenas são os mais indicados para os atletas. (Portal da Educação Física). Especialmente nesse período de inverno nos horários próximos do amanhecer e entardecer a unidade do ar é maior, portanto mais propícios e procure hidratar-se antes, durante e depois da sessão.

Professora Miriam Regina Romom- Personal Trainer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus Shortname

Comments system